No dia 23/01, aconteceu nosso primeiro encontro com nossos coordenadores. Discutimos sobre a PCN e a BNCC, documentos que tratam sobre o ensino básico no Brasil, e fizemos relação com a sala de aula e as experiências que vivenciamos no Pibid.
Compartilhamos nosso aprendizado no Enalic, como trocas de experiências. Durante a reunião, o professor Luís Fernando nos explicou como acontecerá a montagem de nosso projeto, nos deixando a par que nos chamará em grupos para tratar sobre cada especialidade que vamos explorar, incluindo teatro, música, desenho e etc.
Por fim, demos início as novas fundamentações teóricas que utilizaremos nesse ano, os Currículos Oficiais, os quais aprofundaremos daqui por diante.
Diagnóstico etnográfico
▼
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Recesso escolar
Durante o mês de dezembro e janeiro tivemos recesso das aulas no Onélia e na Ufal. Nesse período, fizemos atividades com conteúdo teórico (BNCC e PCN do Ensino Fundamental do Brasil) somam para nosso desenvolvimento enquanto bolsistas.
Enalic 05/12 a 10 /12
O Encontro Nacional das Licenciaturas aconteceu pela 7° edição em dezembro de 2018, com o tema educação e resistência visando detacar a importância do Pibid e Residência Pedagógica para a formação dos estudantes de licenciatura e todas as dificuldades enfrentadas no dia a dia. O evento aconteceu na Universidade Estadual do Ceará, nós bolsistas pudemos vivenciar novas experiências que um congresso pode nos oferecer, troca de opniões, conhecer novas pessoas, aprendizados com professores/especialistas de todo o Brasil. Apresentamos o trabalho denominado “A COMUNIDADE COMO CURRÍCULO: DISCUSSÕES SOBRE DIAGNÓSTICO ETNOGRÁFICO EM ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ PARA PROJETO DE LETRAMENTO EM PROJETO PIBID”, no qual expusemos as teorias de nosso projeto e o diagnóstico etnográfico que realizamos no Onélia. Foi um momento muito enriquecedor, pois compartilhamos nossa realidade e pudemos compará-la com pessoas de outros estados, e por incrível que pareça não tenham grandes diferenças no ensino público do Brasil.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
27/11
Durante essa semana aconteceram as avaliações bimestrais, durantes as duas primeiras aulas. Professora Socorro foi responsável pela aplicação.
22/11
Neste dia, a professora Socorro não pode comparecer à escola, por motivos de saúde. Sendo assim, não foi necessário nossa presença no Ónelia.
21/11
Nesta reunião foram discutidos como aconteceria a recepção dos Feras/Letras 2018.2, no Hall da Fale. Apresentação composta por algus alunos do Pibid, relatando suas experiências no programa com o intuito de chamar atenção dos demais estudantes para fazerem parte no PIBID.
20/11
Neste dia, não houve aula na escola Onélia Campelo em virtude do feriado da Consciência Negra.
15/11
Neste dia, não houve aula na escola Onélia Campelo em virtude do feriado da Proclamação da República.
Reunião 14/11
Em nosso primeiro encontro na volta do recesso, discutimos sobre o filme de cunho etnográfico "Um grito de liberdade", o qual retrata a segregação racial na África e o choque de culturas entre os personagens. Entregamos um relatório composto pelas cenas do filme que ocorriam interações de distintas culturas. Professor Luís detalhou a Etnografia como descrição densa e nos explicou mais sobre sua importância na área da pesquisa. Logo após, professora Andrea selecionou algumas cenas do filme para comentarmos e fazermos reflexões sobre o diferente.
31/10
Neste dia, não houve reunião com nossos coordenadores e supervisores, devido ao semestre já ter sido encerrado, com isso fica, praticamente, impossível transitar pela Ufal por questões de segurança.
Jogos Internos
Dia 25/10, os jogos internos estavam acontecendo no Onélia. Observamos as duas primeiras aulas, logo após fomos até a quadra de esportes assistir o animado jogo de futsal. A quadra estava lotada, essa é um das poucas atividades extraclasse que os alunos vivenciam durante o ano letivo.
24/10
Nesta quarta, não houve reunião em virtude da reunião do PROFLETRAS, na qual nossos supervisores Andrea e Luís Fernando precisaram comparecer.
23/10
Nesta terça-feira não fomos à escola, a professora Socorro nos avisou, na noite da segunda-feira, que iria utilizar a folga do TRE para resolver questões pessoais neste dia.
Filme no auditório.
No dia 18/10, tivemos uma manhã diferente no Onélia. Professora Socorro levou os aluno/as das duas turmas(8º A e B) até o auditório, para assistirem a obra de Ariano Suassuna "O Alto da Compadecida". Foi um momento enriquecedor, pois as crianças puderam aproveitar de forma diferente e especial a rica literatura de nosso país. O auditório estava cheio, om todos entusiasmados. Ps: por mais dias assim!
Reunião adiada. 16/10
Nesta dia, não houve reunião, pois nossos orientadores, Andréa Pereira e Luís Fernando, precisaram comparecer à reunião do PROFLETRAS.