No dia 13/3, em mais uma aula de Língua Portuguesa, nossa colega Bea iniciou a aula fazendo sua apresentação. A turma estava bastante agitada e a professora Socorro pediu para que fizessem silêncio algumas vezes. Bea deu prosseguimento, e ao falar sobre Anime houve uma reação eufórica por parte de alguns alunos. Após a apresentação, professora Socorro e alguns alunos discutiram sobre a escolha do livro. Em seguida, os alunos fizeram uma atividade do livro sobre o emprego do S, respondendo algumas questões, algumas alunas vieram até mim e tu ainda pude ajudar com algumas dúvidas. Para mim, o livro é um tanto quanto complexo para o conhecimento linguístico deles e precisa ser mais explorado.
Diagnóstico etnográfico
▼
terça-feira, 19 de março de 2019
terça-feira, 12 de março de 2019
Reunião dia 27/2
Logo no início da nossa reunião, professor Luís Fernando, nos repassou algumas informações sobre os repasses para a compra de possíveis materiais para nossa utilização, inclui ainda a possível utilização de livros em R-Code.
Logo em seguida, Letícia e Valquissandra compartilharam conosco como foi a experiência em sala de aula, tivemos a oportunidade de compartilhar dos 3 olhares(professores, bolsistas e alunos).
Por fim, nossa outra colega Beatriz compartilhou conosco sua trajetória na literatura.
Continuação das apresentações no 8°B
No dia 27/2, foi dado prosseguimento às apresentações sobre experiência com a leitura, dessa vez a bolsista Valquissandra fez a sua.
Ela começou contando sua trajetória na leitura desde a infância, como conheceu o teatro na adolescência, e toda sua afinidade com os clássicos, por fim ela interpretou um monólogo do teatro que marcou sua vida(com direito a figurino e tudo mais).
A reação dos alunos foi MT positiva, pois apesar de ter lido trechos de textos, Valquissandra, realmente encarnou um personagem. Acredito que o fato de ter trazido algo diferente do cotidiano dos alunos influenciou positivamente nessa nossa jornada.
Logo após a apresentação, os alunos fizeram uma atividade do livro didático que tratava sobre sujeito indeterminado. Porém, só copiaram do livro e ficou acordado de responderem na próxima aula.
segunda-feira, 11 de março de 2019
Experiências com a leitura em sala de aula
No dia 25/2, na turma do 8° B, presenciamos à apresentação da bolsista Letícia Vita, sobre suas experiências com a leitura.
Durante a apresentação, ela contou sobre como aconteceu a identificação com o livro Malala e a história da jovem ganhadora do Nobel da Paz aos 16 anos, feminismo e todas questões a cerca do livro.
Como nos foi orientado, observamos o movimento da turma enquanto Letícia falava, alguns alunos prestaram atenção, outros nem tanto, mas acredito que seja algo normal, afinal foi a primeira experiência deles também.
Ao fim da apresentação, perguntamos aos alunos se eles identificaram-se com a história, e como o esperado alguns sim e outros não. A partir disso fizemos uma votação para a escolha de um gênero para trabalharmos, e o mais votado foi terror.
Reunião 20/2
Nossa reunião do dia 20/2, teve como objetivo o planejamento do processo de implementação de nossas experiências pessoais com a leitura em sala de aula.
Os professores nos atentaram à importância de nos aproxirmarmos de forma diferente com os alunos, nos fazendo refletir quem são os alunos diante de nós, afim de construir um novo olhar à prática docente.
Observamos a realidade deles, dando voz ao outro, considerando as relações de poder ao rever os posicionamentos hierárquicos.
Ao dividir nossas experiências conseguimos conquistar um diálogo com os alunos que assim como muitos nós, ainda estão se descobrindo na leitura.
Para a aplicação em sala, foi preparado um roteiro de apresentações e em seguinda, durante as apresentações, observarmos o comportamento dos alunos durante as apresentações em sala de aula.
Por fim, duas colegas contaram para o grupo sobre suas experiências, dentre elas Letícia Vita e Valquissandra.
+1 aula
No dia 20/02, acompanhamos as aulas da turma do 8°B. Professora trouxe para ser trabalhado em sala de aula um texto sobre a infância do humorista cearense, Chico Anísio.
Os alunos leram e responderam algumas questões referentes ao texto com nossa ajuda em alguns momentos. Acredito que, ao trabalharmos leitura e interpretação com eles deve-se estimular o senso crítico e o despertar para novos olhares.
A turma apesar de cheia, durante as atividades conseguem se concentrar.