Diagnóstico etnográfico

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Reunião 12/09

No dia 12/9, tivemos mais uma reunião com nossos coodernadores e supervisores na FALE. Afinal, é necessário termos acima de tudo fundamentações teóricas em nosso projeto, para realização de um bom trabalho.
A professora Andréa abordou a concepção de língua não somente entidade linguística, mas como entidade cultura e política, segundo (FARACO; 2018, p. 34). Explicou o processo de ensino e aprendizagem através da Teoria dos Letramentos, desde os objetivos, fundamentações das práticas de leitura e escrita numa nova concepção de letramento na comunidade como currículo. As quatro teorias dão-se por: Letramento Colonizador; Letramento Dominante; Letramento Autônomo e Letramento Ideológico. Os aspectos referentes ao objeto, suas práticas e as ações do sujeito ao construir sua identidade como interlocutor, no uso da língua como prática social.
Neste mesmo encontro, professor Luiz Fernando nos orientou como poderíamos trabalhar com os alunos de forma didática, mostrando quem nós somos para nos aproximarmos de seus contextos sociais, utilizando tirinhas de quadrinhos, objetos criados, músicas e etc.

Foi muito interessante pois havíamos recebido um convite da professora Socorro, para que nós fizessemos uma atividade com os alunos do 8° B sobre Figuras de Linguagem. Graças à ajuda, conseguimos construir nosso plano de aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário