A Escola Onélia Campelo situada no Bairro do Santos Dumont possui ao 1513 alunos, aproximadamente, entre ensino fundamental, médio e EJA(ensino de jovens e adultos) nos turnos de manhã, tarde e noite. Funciona com cerca de 56 professores, 1 diretora, 2 coordenadores, incluindo também os colaboradores como vigias e merendeiras.
Como dito na postagem Início da Pesquisa, entrevistamos nossos alunos da turma do 8° ano B, afim de entender o funcionamento da escola pela visão deles. Pois bem, vocês irão ver à seguir tópicos sobre os temas determinados para nosso diagnóstico etnográfico.
Infraestrutura:
A escola possui laboratório de robótica, de informática e ciências, mas nem todos os alunos tem acesso (eles se queixam disso).
A quadra de esportes é utilizada durante as aulas de educação física. Eles relataram riscos de quedas nos dias de chuvas, por causa das pingueiras no teto;
Outro problema gritante na escola é a instalação elétrica, pois não possui aterramento e as tomadas se tornam um perigo. O único local de lazer para os alunos é a quadra de esporte quando liberada.
Nas salas de aulas os ventiladores não funcionam(fios descascados), as portas e bancas estão quebradas e faltam, o quadro quebrado e pichado, nas janelas não existem grades, eles confessaram não se sentirem seguros. Os alunos deram a ideia de fazerem um mutirão para arrumar a sala.
Nos banheiros as portas são quebradas, não tem descargas nos vasos, falta de limpeza é um problema. Alguns alunos não utilizam o banheiro por ser muito sujo e não ter água.
Bebedouro dos alunos as torneiras funcionam com dificuldade além da água não ser tratada e tão pouco gelada. Alguns relataram já terem bebido água com ovos de sapos.
A Biblioteca funciona das 7h da manhã à 21h da noite, com 3 funcionários. Alguns alunos pegam livros para fazerem trabalhos. A bibliotecária que nos atendeu, explicou que o número de alunos que pegam bastante livros são entre os 6° e 7° anos, a partir dessa faixa etária o número decai. Os gêneros que a biblioteca possui varia entre livros infantojuvenis, bíblicos infantis, poesias e poemas. Muitos desses livros são doados por alunos, quando algum é perdido podem devolver outro. Durante os intervalos o movimento cresce no ambiente.
Livros mais procurados pelos alunos
Livros mais procurados pelos alunos
As atividades extracurriculares não acontecem com frequência, segundo os alunos, nunca foram ao museu, feiras ou algo do tipo. Com exceção dos alunos do projeto de robótica que visitaram a SBPC/ UFAL este ano. 2 eventos pedagógicos anuais são Projeto Literário e os Jogos Internos.
Alguns cartazes feitos no Projeto Literário
Alguns cartazes feitos no Projeto Literário
A relação da escola com a comunidade acontece como local de votação; aos sábados e cedida à Igreja São Francisco de Assis. Não tem contato com políticos. Um evento que acontece no fim do ano é a festa de encerramento com os pais, relataram que antes acontecia a festa de Halloween. A escola tem contato com a associação de moradores do bairro e possivelmente os jogos internos serão lá.
A violência nos arredores da escola e dentro dela é gritante. No histórico inclui risco de assaltos, pois já aconteceram furtos até mesmo nas dependências; uma escada foi interditada, pois os alunos usaram drogas, pichavam e faltavam aula naquele local, e as câmaras não funcionam. Nos foi relatado que ano passado alguns alunos levaram armas e drogas para a escola. As brigas entre as turmas acontecem. Bullying para eles se tornou algo rotineiro, por questões de raça, cor e peso. Já houve assassinato de um aluno próximo à escola.
As relações interpessoais entre coordenação e alguns professores para com os alunos, segundo eles, é ríspida, grosseira e ignorante; não se sentem a vontade para conversar devido à isso. Para eles falta um diálogo entre as partes, diálogo esse que só é feito pelo grêmio. Relataram que professores já xingaram alguns alunos de outras turmas, lembrando que são exceções. O 3° ano criou um projeto para organizar a fila da merenda por ficha, devido às brigas que aconteciam antes.
Fila do lanche
excelente relatório, Sarah. Parabéns
ResponderExcluirObrigada! :)
Excluir