segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Reunião 26/9

Dia 26/9, na FALE, tivemos mais uma reunião com nossos coordenadores. Nossas pautas foram voltadas à nossa visão de Língua através dos letramentos, pedagogia da comunidade como currículo e pesquisa etnográfica.
Vimos a comunidade como currículo num modelo rizomático que, respondendo as mudanças sociais, vai em tempo real modelando, construindo e reconstruindo a si mesmo ao tema e o seu aprendizado. Um modelo de educação suficiente flexível.
Professor Luiz nos apresentou a pesquisa etnográfica de maneira mais aprofundada. Com bases teóricas em Lakatos e Marconi, explanou que o processo é mais importante que o produto final numa pesquisa. Explicou as características da pesquisa, de cunho qualitativo, descritiva, envolvendo transcrições de fala, abordando pessoas, acontecimentos e situações. 
Uma dica que ele nos deu foi sempre procurarmos ter o olhar de pesquisadores no mesmo ângulo do aluno. Como devemos nos comportar, visando um maior aproveitamento das situações para a coleta de dados. E deixou claro que, enquanto pesquisadores, não é julgar e sim observar. A partir desses fundamentos, nos foi proposto nosso primeiro passo dentro do projeto, o diagnóstico etnográfico. Com o objetivo de conhecermos a escola e entendermos de que maneira podemos contribuir positivamente. Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

III Erelic

Na segunda semana de Dezembro de 2019, participamos do III Encontro Regional das Licenciaturas, no campus do IFAL Maceió. Tive a oportunidad...