Diagnóstico etnográfico

domingo, 12 de maio de 2019

Organizando nosso projeto...

Como acordado, dividimos a turma em dois grupos, aqueles que irão fazer peça e aqueles que irão montar um mural com memes.
A partir disso, conversando com os alunos e acertamos alguns detalhes do enredo com a ajuda deles; feito isso, perguntamos quais seria a função no projeto que eles mais se identificavam, logo, passamos uma lista com subgrupos denominados: direção, produção e elenco; todos assinaram e escolheram suas posições.
É importante destacar que, aqueles alunos que participarão da peça também poderam participar da construção do mural.
Ao fim da aula, pensando na oficina de memes, avisamos que na próxima aula teríamos uma oficina sobre o gênero textual Meme.

Projeto Transmídia caminhando...

Após assistirmos o filme, pedirmos para os alunos lerem o livro, partimos para um momento de discussão em sala de aula.
Apesar de muitos não terem lido como foi pedido, conseguimos argumentar muitos trechos da história com eles(apesar da turma ser agitada, é bem participativa quando desejam), eles nos deram dicas de como gostariam de trabalhar a peça, qual cena gostariam de encenar e aí por diante.
Durante esse bate-papo uma aluna nos mostrou um resumo feito por ela sobre o filme, e confesso que foi uma surpresa boa, devido ao fato de ter sido algo espontâneo nos mostra que ela realmente se debruçou pela história; o resumo foi curto mas rico em detalhes. Adoramos! Ela nos permitiu lermos para toda a sala, foi um momento bem interessante.

Em seguida, compartilhamos com eles caça-palavras  sobre o livro, produzidos por nós, com a ajuda do site que professor Luís nos indicou. Eles foram bem participativos, a atividade foi recebida de maneira positiva e todos participaram.




Ao fim, eles nos falaram os significados das palavras encontradas.


Continuação do Filme

Devido ao horário, na semana anterior não conseguimos concluir o filme, então, nesta semana demos continuidade ao nosso filme(conseguimos assistir completamente).
Ao término, disponibilizamos no quadro o site INTERPOESIA e pedimos que os alunos lê-sem até o terceiro capítulo para o ínicio da discussão.
Ps: Disponibilizamos o livro em PDF, para que todos tivessem acesso.

10/4

Infelizmente, nesta manhã, a professora necessitou se ausentar devido problemas de saúde de sua mãe, por isso não fomos à escola.

8/4 Filme no auditório


Para a felicidade de muitos, a aula foi diferente nesta manhã! *O*
Nos direcionamos ao auditório para assistirmos o filme que será trabalhando tanto no Projeto de Leitura quanto em nosso projeto transmídia "O Leão, A Feiticeira e O Guarda-roupa.
Pedimos que os alunos prestassem bastante atenção, pois, iremos discutir sobre ele na próxima aula.

+ Reunião 3/4

Nossos coordenadores iniciaram a reunião falando sobre uma nova proposta ao grupo: sermos booktubers; a ideia é produzir conteúdo num canal em formato de vídeo falando sobre as experiências de leitura, ideias e etc.
Em seguida, nos foi passado que a partir de cada trabalho com os alunos teremos que produzir alguma forma de transmídia.
Por último, cada grupo com seus supervisores explanou como está indo seus projetos e sala de aula e quais as propostas até então.

3/4 Escolha do Livro

Nossa trabalho com a turma do 8º B finalmente está progredindo!
Depois de muito pensar e propor, levamos para a sala de aula o livro As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis. Escolhemos a mais conhecida "O Leão, A Feiticeira e Guarda-roupa, durante a apresentação do livro à turma uitos alunos nos disseram que de algum forma conheciam a história, principalmente pelo filme.
A partir disso, fizemos votação para decidirmos quais gêneros eles gostariam de trabalhar no projeto de leitura, então, os mais votados foram: a peça e os memes.
Pois bem, próxima semana traremos o filme para ser assistido no auditório, acredito que será produtivo pela reação agitada da turma. #Ansiosa

1/4

Durante as duas aulas, os alunos fizeram uma atividade em dupla, solicitada pela profa. Socorro, para a compor a nota bimestral.

+ Reunião 27/3

Nossa reunião foi adiada devido ao professor Luís Fernando estar tratando de assuntos de saúde e  professora Andréa foi solicitada em uma reunião do PROF-LETRAS.

25/3 e 27/3

Durante esses dias não foi necessária nossa ida à escola, pois os alunos estavam em período de avaliações.

RELATOS E APRESENTAÇÕES

Em mais uma reunião semanal, tivemos a oportunidade de compartilharos experiências de leituras entre nós, desta vez, ouvimos Bea relatar sobre sua experiência no período em que foi em sala de aula falar mais para os alunos sobre sua paixão pela literatura. 

Logo em seguida, nosso colega Rondinelle nos contou como aconteceu seu encontro com o mundo literário desde a infância, algumas mudanças, pausas até chegar à faculdade e com ela, novas experiências vividas, foi bem interessante, pois, pude perceber que nunca é tarde para voltar-se a leitura mesmo depois de muito tempo longe, basta encontrarmos a chave para as novas descobertas. 

+Reunião 20/3

Neste encontro com coodernadores/supervisores e colegas, o professor Luís Fernando deu início à reunião tocando no assunto sobre o desenvolvimento do nosso Projeto Transmídia.
N
os apresentou o Código Literário, parte do projeto no qual poderemos utilizar o QR-CODE para facilitar o acesso dos alunos aos materiais do projeto; como livros em PDF, HQ, tirinhas, filmes e tc.
Nossa colega Maria Clara teve a oportunidade de apresentar sua experiência com a leitura, professor Luís também fez algumas considerações acerca de suas experiências.
Por fim, ele nos pediu que em nosso próximo encontro, todos compartilhem sobre o andamento do projeto com suas turmas, incluindo os supervisores; buscando mostrar todo o detalhamento, desde a escolha da obra a ser trabalhada, possíveis modelos transmídias, a proposta junto ao plano pedagógico da escola.

20/3

Hoje, no começo da aula, a professora pediu aos alunos que fizessem uma atividade do livro didático sobre o emprego gramatical do S e Z.
 Durante a atividade alguns alunos nos pediram ajuda para a execução da tarefa, muitos deles não conheciam os fonemas e não conseguiam identificar as repostas de algumas perguntas encontradas no livro, aos poucos fomos explicando e alguns entenderam.
Acredito, que, o livro didático precisa ser mas explorado em sala de aula, pois através dele, consegue-se trabalhar muitas coisas importantes. Outro caso que me choca bastante, é perceber que a maioria dos alunos tem dificuldade com questões que deveriam ter sido explicadas desde a alfabetização.

Dia 18/3

Nesta manhã acompanhamos mais uma aula na turma do 8º ano B.
Logo que chegamos observamos a turma um pouco vazia. Após perguntarmos à professora pelo restante dos alunos (já que sempre estão presentes em grande número), ela nos explicou que por meio das redes sociais um dos alunos com transtornos ameaçou matar seus colegas de turma, os pais por sua vez, não enviaram seus filhos.
Professora Socorro solicitou que os meninos fizessem um trabalho em dupla. Sobre nosso Projeto Transmídia: vemos ainda dificuldade para a escolha do livro por parte deles.