quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Encerrando as atividades letivas no 8° ano B


Após nosso jornal construído. Acompanhamos algumas aulas da profa. Socorro nas revisões dos assuntos vistos nas provas. Em uma dessas aulas, vimos Adjuntos Adnominal em Aposto. Decidimos com os alunos que nosso encerramento acontecerá na volta as aulas já que estava tudo muito corrido.

Confiram o Jornelia SD


O processo de construção do jornal foi bem complicado, apesar de produtivo. Os alunos tiveram algumas barreiras a serem quebradas, afinal era tudo muito novo o que estava sendo trabalhado, como a plataforma digital montada, manuseio de aparelhos multimídias, entrevistas, e até a própria escrita. Mas ao fim, nosso grupo conseguiu, junto com todo apoio da profa. Socorro, concluir nosso jornal e cumprindo com o objetivo proposto: construir um jornal que retratasse a realidade dos alunos e os fizessem refletir sobre ela. Cada grupo voltou-se para um tema específico como: trânsito, violência, atrações culturais, jogos internos etc. O resultado do nosso trabalho está disponível nesse link:h //jorneliacampelo.wixsite.com/meusite

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019





Metodologia de construção do jornal desenvolvendo a expressão crítica e reflexiva dos alunos.
Logo depois orientamos a confecção de vídeos e fotos anexarmos ao jornal.
Além disso, recebos os primeiros textos. Para facilitar a edição, utilizamos perguntas norteadoras como formas de guiá-los durante as entrevistas e construção dos textos. Exemplos de frases:
Qual a importância de determinada pauta para o bairro?
Qual as principais debilidades do bairro?
Quais os principais pontos de encontro e lazer?
Quem é diretamente mobilizado pelo projeto?
Damos início ao processo de escrita e reescrita, apontando o que poderia ser melhorado nos textos.

Primeiro contato entre a turma e o gênero Jornal


Já na escola, demos início a elaboração do jornal, utilizamos um exemplar explicando de jornal de nossa cidade os passos que deveríamos seguir para colocá-lo em prática. Apresentamos o gênero textual Jornal l, suas características, estruturas e seções. Apartir disso, separamos os grupos por de acordo com as seções escolhidas, dentre elas: lixo no bairro e na escola, trânsito, pontos de encontros do bairro, entretenimento, games e esportes/jogos internos do Onélia.

Apresentação da segunda etapa do subprojeto na escola

Os reunimos com nossos coordenadores, supervisores e alunos para determinarmos a segunda etapa de nossa participação na escola. A ideia explanada foi a construção de um jornal digital que relatasse a através de seções o cotidiano da escola e do Bairro do Santos Dumont. Em seguida, elaboriamos uma plataforma digital como suporte de nosso material. O material midiático e as pautas abordadas seriam escolhidos partir da colaboração dos alunos.

IX Bienal do Livro


Turma da FALE reunião durante a Bienal.

Palestra de Geovani Martins, autor de O Sol na Cabeça.


IX Bienal do Livro de Alagoas aconteceu no bairro de Jaraguá, no mês de novembro. Dentre as atrações, participamos de mesas, palestras, bate-papos e muita cultura.

Trabalhando Figuras de Linguagem




Entre as atividades desenvolvidas dentro do projeto, sempre que possível articulávamos atividades que facilitassem a compressão de assuntos trabalhados. Em uma oportunidade trabalhamos Figuras de Linguagem, montando uma tabela que continham as figuras, os conceitos. No desenvolver da atividade, mediamos o debate entre grupos separados, responsáveis por solucionar o quadro posto.

Nossa participação no V EPIBID

No mês de Agosto, participamos do V EPIBID, nosso primeiro encontro do PIBID UFAL  foram realizadas contemplando às áreas trabalhadas pelos subprojetos vinculados ao Programa. O evento foi uma ótima oportunidade para trocas de experiências com outros bolsistas. A particularidade de cada subprojeto despertava curiosidade. O PIBID Letras Português da UFAL participou da roda de conversa com o tema: RESSIGNIFICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL PELA ESCRITA DIGITAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO NO PIBID LETRAS- UFAL. Compartilhamos nossos passos,



Encerrando o projeto de leitura

Depois de todos os passos de desenvolvimento de nosso projeto de leitura universal. O dia da cominacia chegou e com ele muito nervosismo e entusiasmo. Acompanhamos todo o processo de preparo desde figurino a ordem de entrada na apresentação da turma. O espetáculo começou, e o orgulho tomou conta de todos nós. Apesar de suas limitações cada aluno contribuiu da melhor forma possível. A apresentação trazia como lema a idealização de um mundo melhor, na qual sua chave vinha do coração de cada um de nós.

III Erelic

Na segunda semana de Dezembro de 2019, participamos do III Encontro Regional das Licenciaturas, no campus do IFAL Maceió. Tive a oportunidad...